A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae, um bacilo álcool-ácido resistente, fracamente gram-positivo, que infecta os nervos periféricos e, mais especificamente, as células de Schwann.
-
Sobre hanseníase relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
-
1. Hanseníase indeterminada (paucibacilar)
2. Hanseníase tuberculoide (paucibacilar)
3. Hanseníase dimorfa (multibacilar)
4. Hanseníase virchowiana (multibacilar)
-
( ) Mais frequentemente, manifesta-se por uma placa, totalmente anestésica ou por placa com bordas elevadas, bem delimitadas e centro claro. Com menor frequência, pode se apresentar como um único nervo espessado com perda total de sensibilidade no seu território de inervação.
( ) A lesão de pele geralmente é única, mais clara do que a pele ao redor, não é elevada, apresenta bordas mal delimitadas, é seca. Há perda da sensibilidade térmica e/ou dolorosa, mas a tátil geralmente é preservada.
( ) É a forma mais contagiosa da doença. O paciente não apresenta manchas visíveis; a pele apresenta-se avermelhada, seca, infiltrada, cujos poros apresentam-se dilatados, poupando geralmente o couro cabeludo, as axilas e o meio da coluna lombar.
( ) Caracteriza-se, geralmente, por mostrar várias manchas de pele avermelhadas ou esbranquiçadas, com bordas elevadas, mal delimitadas na periferia ou por múltiplas lesões bem delimitadas, semelhantes à lesão tuberculóide, porém a borda externa é esmaecida. Há perda parcial a total da sensibilidade, com diminuição de funções autonômicas.
-
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
1, 3, 2, 4.
4, 2, 3, 1.
3, 4, 2, 1.
3, 1, 2, 4.
2, 1, 4, 3.