Imagem de fundo

No transcurso através do canal parturitivo, impulsionado pela contratilidade uterina e ...

No transcurso através do canal parturitivo, impulsionado pela contratilidade uterina e pelos músculos da parede abdominal, o feto é compelido a executar um certo número de movimentos que se denominam mecanismo do parto. São movimentos puramente passivos e procuram adaptá-lo às exiguidades e às diferenças de forma do canal. Considerando o mecanismo do parto fisiológico: apresentação cefálica fletida em bacia ginecoide, relacione o primeiro quadro (classificação) com o segundo (conceitos).




CLASSIFICAÇÃO

1

INSINUAÇÃO DA APRESENTAÇÃO

2

ROTAÇÃO INTERNA DA CABEÇA

3

INSINUAÇÃO DAS ESPÁDUAS

4

ROTAÇÃO EXTERNA DA CABEÇA

5

ROTAÇÃO INTERNA DAS ESPADUAS

6

DESPRENDIMENTO DAS ESPADUAS



CONCEITOS

( )





O feto encontra-se com os braços cruzados para diante do tórax, sua espádua anterior transpõe a arcada púbica e aparece através do orifício vulvar, onde ainda se encontra parcialmente recoberta pelas partes moles.

( )









Caracteriza-se pela passagem da maior circunferência da apresentação através do anel do estreito superior. Em geral, está o ponto mais baixo da apresentação à altura das espinhas ciáticas (plano "O" de DeLee). Tem como tempo preliminar a redução dos diâmetros, o que, nas apresentações cefálicas, é conseguido pela flexão (apresentação de vértice), ou deflexão (apresentação de face).

( )









O diâmetro biacromial, que mede 12 cm, é incompatível com os diâmetros do estreito superior, porém, no período expulsivo, sofre redução apreciável, porque os ombros se aconchegam, forçados pela constrição do canal; e se orienta no sentido de um dos diâmetros oblíquos ou do transverso daquele estreito. À medida que a cabeça progride, as espáduas descem até o assoalho pélvico.

( )





A extremidade cefálica distende e dilata o conjunto musculoaponeurótico que compõe o diafragma pélvico, sofre movimento de rotação que levará a sutura sagital a se orientar no sentido anteroposterior da saída do canal.

( )










Já ocorreu a passagem pelo estreito superior da bacia. Estão com o biacromial orientado no sentido do oblíquo direito ou do transverso da bacia. Chegadas ao assoalho pélvico, sofrem também movimento de rotação até orientar o biacromial na direção anteroposterior da saída do canal. O ombro anterior vai se colocar sobre a arcada púbica; o posterior, em relação com o assoalho pélvico, impelindo para trás o coccige materno.

( )






Imediatamente após desvencilhar-se, a cabeça sofre novo e ligeiro movimento de flexão, pelo seu próprio peso, e vai executar rotação de 1/4 a 1/8 de circunferência, voltando o occipital para o lado onde se encontrava na bacia, conhecido como de restituição.


A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, conforme assinalado no quadro de conceitos acima.

A

6 – 1 – 3 – 2 – 5 – 4.

B

6 – 3 – 2 – 4 – 5 – 1.

C

3 – 2 – 1 – 4 – 5 – 6.

D

1 – 3 – 5 – 2 – 4 – 6.

E

1 – 2 – 5 – 3 – 6 – 4.