Imagem de fundo

O câncer do colo do útero é caracterizado pela replicação desordenada do epitélio de re...

O câncer do colo do útero é caracterizado pela replicação desordenada do epitélio de revestimento do órgão, comprometendo o tecido subjacente (estroma) e pode invadir estruturas e órgãos contíguos ou a distância. O método de rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é o exame citopatológico. Sobre as condutas diante dos laudos, de acordo com as Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo de Útero, avalie as assertivas a seguir:


I. Ana, 25 anos, laudo: células escamosas atípicas de significado indeterminado (ASCUS), não se podendo afastar lesão de alto grau (ASC-H).

II. Maria, 33 anos, laudo: com lesão de alto grau (HSIL);

III. Paula, 27 anos, laudo: células glandulares atípicas de significado indeterminado (AGC), possivelmente não neoplásicas.

IV. Francisca, 24 anos, laudo: lesão de baixo grau (LSIL).


Considerando as assertivas I a IV, assinale a alternativa correta.

A

As pacientes I, II, III e IV devem ser encaminhadas para a colposcopia.

B

Somente as pacientes I e III devem ser encaminhadas para a colposcopia; a paciente II deve repetir o exame com 12 meses, e a paciente IV deve repetir com 06 meses.

C

As pacientes I, II e III devem ser encaminhadas para a colposcopia; e a paciente IV deve repetir a citologia com 03 anos.

D

Somente as pacientes I e II devem ser encaminhadas para a colposcopia; a paciente III deve repetir o exame com 06 meses; e a paciente IV deve repetir com 03 meses.

E

Somente as pacientes I e II devem ser encaminhadas para a colposcopia; as pacientes III e IV devem repetir o exame com 06 meses.