Síndrome do corrimento uretral (mucoide, mucopurulento ou purulento) masculino define o diagnóstico de uretrite. A uretrite é uma inflamação da uretra, podendo ser dividida em dois grupos: uretrites gonocócicas e não gonocócicas, infecciosas ou não infecciosas. Sobre essa condição patológica, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Uretrite não gonocócica é causada por Neisseria gonorrhoeae.
( ) A principal forma de transmissão dos agentes infecciosos que causam uretrite, com consequente indução de corrimento uretral, é a relação sexual desprotegida com indivíduo infectado, seja essa relação oral, vaginal ou anal.
( ) Uretrites gonocócicas são causadas majoritariamente por Chlamydia trachomatis e Mycoplasma genitalium. Outros patógenos menos frequentes são: Trichomonas vaginalis, enterobactérias (nas relações anais insertivas), vírus do herpes simples (Herpes Simples Vírus – HSV), adenovírus e Candida sp.
( ) O corrimento uretral é uma síndrome clínica com sintomas e sinais comuns a determinadas infecções (síndromes), caracterizado por corrimento de aspecto que varia de mucoide a purulento, com volume variável, podendo estar associado à dor uretral (independentemente da micção), disúria, estrangúria (micção lenta e dolorosa), prurido uretral e eritema do meato uretral.
( ) O tratamento é feito com o uso de antibióticos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – F – F – V – F.
F – V – F – V – V.
V – V – V – F – F.
F – F – F – V – V.
V – V – F – F – V.