Imagem de fundo

O acesso venoso periférico (AVP) se dá pela introdução de um cateter de tamanho curto n...

O acesso venoso periférico (AVP) se dá pela introdução de um cateter de tamanho curto na circulação venosa periférica, sendo uma via capaz de prover a infusão de grandes volumes ao paciente diretamente na corrente sanguínea, além da infusão de drogas de efeitos diversos com obtenção de rápida resposta. Analise as assertivas abaixo sobre AVP, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) As contraindicações para o uso de uma extremidade específica incluem a presença de uma fístula arteriovenosa (o cateter pode alterar o fluxo sanguíneo venoso ou danificar a fístula) e história de mastectomia ou dissecção de linfonodo (o cateter pode exacerbar a drenagem linfática prejudicada).

( ) Muitos locais podem ser usados para acesso intravenoso (IV) periférico e variam em sua facilidade de canulação e riscos potenciais. A seleção do local varia de acordo com as circunstâncias clínicas, a duração prevista do tratamento e a condição das extremidades.

( ) Quando realizado de maneira adequada, o acesso venoso periférico é um procedimento seguro com poucos riscos graves. São complicações mais comuns a flebite, o extravasamento de fluidos IV e a formação de hematomas.

( ) Deve-se introduzir o cateter venoso na pele, com o bisel voltado para baixo, em um ângulo aproximado de 30º a 45°.

( ) Na punção, ao visualizar o refluxo sanguíneo, deve-se estabilizar o cateter com uma mão e não soltar o garrote.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A

V – V – V – V – F.

B

V – F – F – V – V.

C

V – V – V – F – F.

D

F – V – F – F – V.

E

F – F – V – V – V.