A equipe de enfermagem, na atenção domiciliar, executa várias ações, sejam elas assistenciais ou educativas, voltadas ao paciente, como também àqueles que o acompanham em seu tratamento. Assim sendo, sobre as orientações acerca da administração de medicamentos em nível domiciliar, é CORRETO afirmar que:
A ação educativa da equipe de enfermagem deverá ser direcionada ao paciente e aos seus familiares e não aos cuidadores, pois estes não estão sob sua responsabilidade.
Caso ocorram eventos adversos como náuseas decorrentes da administração do medicamento, o paciente deverá ser orientado à interromper o tratamento.
A prescrição médica não precisa ser compreendida de imediato na consulta médica pelo paciente, uma vez que ele receberá uma visita domiciliar para esclarecimentos da receita médica.
Na administração de medicamentos via oral, como comprimidos, ingeri-los juntamente com a ingestão de água.
Sobre os medicamentos que necessitem de armazenamento em local frio, orientar o paciente a acomodá-los na geladeira, de preferência no congelador, para que o medicamento não perca seus princípios ativos.