Imagem de fundo

A adequada coleta de escarro é importante tanto para o diagnóstico quanto para o acompa...

A adequada coleta de escarro é importante tanto para o diagnóstico quanto para o acompanhamento do tratamento dos casos de tuberculose pulmonar e laríngea, pois a realização de baciloscopias mensais permite avaliar a eficácia do tratamento adotado. Ao realizar a coleta da primeira amostra de escarro para baciloscopia, entre outras ações, o técnico de enfermagem deve

A

identificar a tampa do pote com etiqueta contendo o nome do paciente, seu número identificador (prontuário ou número SUS) e a data, antes de proceder a coleta.

B

solicitar que o usuário/paciente lave as mãos e escove os dentes com pasta ou higienize a cavidade oral com solução antisséptica para gargarejo, antes de entregar o pote de coleta a ele.

C

conduzir o usuário/paciente ao banheiro para que realize a coleta de escarro com privacidade.

D

orientar o usuário/paciente a inspirar superficialmente uma vez e tossir imediatamente, depositando a expectoração no interior do pote e fechá-lo.

E

observar que devem ser coletados e 5 a 10 mL de escarro, pois, quando esta quantidade não é alcançada, a realização do exame e seu desempenho podem ficar prejudicados.