O enfermeiro como integrante de uma equipe deve estar atento para as causas de demências. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
A causa mais comum de demência é a Doença de Alzheimer, responsável por 90% de todos os casos, e sua prevalência triplica a cada dez anos após os 50 anos de idade.
São causas reversíveis de demência: neurológica (hidrocefalia de pressão normal, tumor e hematoma sub-dural crônico), infecciosas (meningite crônica, Aids, neurossífilis), colágeno-vascular (lúpus eritematoso sistêmico, arterite temporal, vasculite reumatoide, sarcoidose e púrpura trombocitopênica trombótica), dentre outras, e o enfermeiro deve ser capaz de reconhecer precocemente.
São demências irreversíveis: Doença de Alzheimer, demência vascular, demências dos corpúsculos de Lewy, e demências frontotemporais: Doença de Pick, contudo, o enfermeiro não tem autonomia para assistência nesses casos.
Caso seja confirmada a possibilidade de demência, através de entrevista com a família ou cuidador mais próximo, é necessária a discussão do caso em família e encaminhamento para sua residência, onde a pessoa idosa está familiarizada.