Imagem de fundo

Sobre a Síndrome Mão-Pé-Boca (MPB), analise os itens e posteriormente assinale a altern...

Sobre a Síndrome Mão-Pé-Boca (MPB), analise os itens e posteriormente assinale a alternativa correta:

I - A Doença ou Síndrome Mão-Pé-Boca (MPB) é uma enfermidade de alta contagiosidade, de transmissão fecal-oral e respiratória, causada pela enterobactéria Coxsackie.

II - Embora possa acometer também adultos, é mais frequente em crianças, especialmente entre as menores de cinco anos de idade. A doença é, na grande maioria dos acometidos, benigna e autolimitada, com duração de aproximadamente uma semana. Entretanto, recentemente foram relatados surtos com erupções extensas e graves com evolução desfavorável, incluindo óbitos.

III - A transmissão das infecções ocorre de pessoa a pessoa, direta ou indiretamente. Indivíduos infectados podem transmitir através das fezes e/ou por secreções respiratórias, desde alguns dias antes do início dos sintomas, continuando a sua excreção nas fezes por semanas depois da infecção primária. A duração da excreção respiratória geralmente é menor, limitada a 1-3 semanas. Considera-se a primeira semana após o início dos sintomas como o período de maior transmissibilidade. O período de incubação costuma ser de 30 a 60 dias na maioria dos casos.

IV - A complicação mais frequente é a desidratação, devido principalmente à dificuldade de ingesta de líquido pelas lesões aftosas na cavidade oral que algumas vezes resultam em dificuldade de engolir a própria saliva.

V - As manifestações clínicas são caracterizadas pela presença de febre, dor de garganta e recusa alimentar, associadas à presença de lesões vesiculares que aparecem na mucosa bucal e na língua, e erupção pápulo-vesicular localizada nas mãos e pés (incluindo palmas e plantas) e menos frequentemente nos cotovelos, tornozelos, glúteos e região genital. As vesículas são ovaladas com formato de “grão de arroz” e as lesões ulceradas na cavidade oral podem não estar presentes em todos os casos.

VI - A apresentação clínica grave é mais frequente em pacientes menores de cinco anos, e a maioria dos casos registrados da doença estão nesta faixa etária também. Inicialmente ocorre a patologia habitual e na evolução os pacientes podem apresentar mioclonia, tremores, ataxia e paralisia de nervos cranianos; pode haver falência cardiorrespiratória, que frequentemente apresenta evolução fatal, e ainda incidência aumentada de alterações neurológicas, necessitando de suporte em unidades de terapia intensiva.

A

Todos os itens estão corretos.

B

Apenas os itens I, II e III estão corretos.

C

Os itens V e VI estão incorretos.

D

Apenas os itens I e III estão incorretos.

E

Apenas os itens III e IV estão incorretos.