As infecções respiratórias agudas são responsáveis por um elevado índice de atendimento médico pediátrico ambulatorial e hospitalar no mundo. Sendo, em sua maioria de etiologia viral, representam importante causa de morbimortalidade, principalmente entre crianças menores de cinco anos de idade. Diante desse contexto, analise os itens e posteriormente assinale a alternativa correta:
I - O agente mais frequente identificado nestas afecções é o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que apresenta distribuição mundial e circula, principalmente, nos meses de inverno.
II - Em adultos, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) se manifesta como uma gripe comum, mas nas crianças o vírus atinge as vias aéreas inferiores causando bronquiolite (sua mais clássica apresentação), pneumonia e broncopneumonia.
III - O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) penetra no corpo humano através das membranas dos olhos, do nariz e da boca, atingindo a mucosa respiratória.
IV - Após o período de incubação, de 3 a 5 dias, surgem os sintomas.
V - O vírus sobrevive bem nos fômites; os profissionais da saúde possuem numerosas oportunidades de se contaminar durante sua rotina diária, e se eles não higienizarem suas mãos, o vírus pode ser transmitido pelo contato indireto a outras crianças.
VI - A infecção do trato respiratório inferior é caraterizada por dispneia, tiragem intercostal e subdiafragmática, dificuldade em sugar e cianose em casos graves.
Todos os itens estão corretos.
Apenas os itens I e VI estão corretos.
Apenas os itens II e V estão incorretos.
Os itens II, V e VI estão incorretos.
Todos os itens estão incorretos.