Acerca da Síndrome do choque associada à dengue, marque a alternativa CORRETA.
O choque ocorre quando um volume crítico de plasma é perdido através do extravasamento, o que geralmente ocorre entre os dias dois ou cinco (com intervalo entre três a sete dias) de doença, geralmente precedido por sinais de alarme.
O choque prolongado e a consequente hipoperfusão de órgãos resulta no comprometimento progressivo destes, bem como em acidose metabólica e coagulação intravascular disseminada. Isso, por sua vez, pode levar a hemorragias graves, causando diminuição de hematócrito agravando ainda mais o choque.
O período de extravasamento plasmático e choque leva de 12 a 36 horas, devendo a equipe assistencial estar atenta à rápida mudança das alterações hemodinâmicas.
Podem ocorrer alterações cardíacas graves (insuficiência cardíaca e miocardite), manifestando-se com aumento de fração de ejeção e choque cardiogênico.
O choque na dengue é de rápida instalação e tem curta duração. Podendo levar o paciente ao óbito em um intervalo de 12 a 48 horas ou a sua recuperação rápida, após terapia antichoque apropriada.