Imagem de fundo

A toxoplasmose é uma infecção causada pelo protozoário intracelular obrigatório, denomi...

A toxoplasmose é uma infecção causada pelo protozoário intracelular obrigatório, denominado Toxoplasma gondii. Para a maioria dos seres humanos imunocompetentes, a toxoplasmose passa despercebida e não acarreta danos ao organismo. Entretanto, em gestantes existe a possibilidade de transmissão vertical, resultando em toxoplasmose congênita. O Ministério da Saúde brasileiro recomenda a triagem pré-natal como estratégia de controle da toxoplasmose congênita e suas sequelas.


Diante de tais informações, quanto ao rastreio e diagnóstico da toxoplasmose na gestante, analise as afirmativas abaixo:


I. Gestantes com sorologia IgM e IgG negativos são consideradas suscetíveis para T. gondii e, por isso, devem repetir a sorologia com intervalo de seis meses para detectar precocemente uma soroconversão.

II. A avidez de IgG baixa, associada a elevados títulos de IgM e IgG, é fortemente sugestiva de infecção adquirida na gestação.

III. Em gestante com Sorologia IgM e IgG reagentes cujo resultado do teste seja baixa avidez em gestação abaixo de 16 semanas, descarta-se que a infecção tenha ocorrido na gestação em curso e a gestante deve ser mantida no prénatal de risco habitual.

IV. Gestante com sorologia IgM reagente, independentemente do resultado da IgG, deve ser interpretada como infecção aguda, com indicação para iniciar intervenção medicamentosa.


Estão CORRETAS apenas

A

I, II e III.

B

III e IV.

C

I e II.

D

II e IV.

E

III e IV.