A via Intramuscular (IM) propicia a absorção de medicamento mais rápida que a via subcutânea por causa da maior vascularização dos músculos. Considerando os cuidados para a utilização dessa via, assinale a alternativa INCORRETA.
A agulha a ser utilizada deve ser mais calibrosa e mais longa para atravessar o tecido subcutâneo e penetrar o tecido muscular profundo. O Índice de Massa muscular (IMC) de um paciente e a quantidade de tecido adiposo influenciam na seleção do tamanho da agulha.
O ângulo de inserção para uma injeção IM é de 90 graus. O músculo é menos sensível a medicamentos irritantes e viscosos. Um paciente adulto normal e bem desenvolvido tolera 2 a 5 mL de medicamento em um músculo grande, sem desconforto muscular grave.
O músculo ventroglúteo é o local mais seguro e preferido para todos os adultos, crianças e neonatos, em especial para os medicamentos que apresentam volumes maiores e, que são mais viscosos e irritantes.
O músculo deltoide é o músculo mais recomendado para a aplicação de injeção IM, pela fácil localização, segurança e suportar quantidades de medicamentos, até 5 ml.
Recomenda-se que, ao administrar as injeções IM, o método do trajeto em Z seja utilizado para minimizar a irritação cutânea local pela vedação do medicamento no tecido muscular.