Imagem de fundo

Quando falamos em doenças ocupacionais é comum as pessoas pensarem que é o mesmo que do...

1
Q3148068
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Quando falamos em doenças ocupacionais é comum as pessoas pensarem que é o mesmo que doença do trabalho. No entanto, elas se referem a situações diferentes. De acordo com a Lei n° 8.213/91, doença ocupacional, conhecida também como doença profissional, é aquela que ocorre em virtude do exercício da função do trabalhador. Sobre doenças ocupacionais podemos inferir:

A

As doenças ocupacionais são aquelas decorrentes de situações que ocorrem dentro do ambiente de trabalho, em razão da falta ou do uso inadequado de equipamentos de proteção individual (EPIs), insalubridade e condições precárias no ambiente, entre outras.

B

As doenças degenerativas, como Alzheimer, Parkinson, esclerose lateral amiotrófica, glaucoma são consideradas doenças ocupacionais.

C

As doenças endêmicas resultantes de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho, como gripe, malária, H1N1 e tuberculose podem ser consideradas doenças ocupacionais.

D

A perda auditiva pode ser total ou parcial, de acordo com a exposição do trabalhador a ruídos e sua constância, não pode ser considerada uma doença ocupacional.

E

As doenças ocupacionais, como osteoporose, são responsáveis por grande parte dos licenciamentos e afastamentos nas empresas, os quais podem, inclusive, ser permanentes. Essas ocorrências causam prejuízos aos trabalhadores e ao negócio, que acaba perdendo os níveis de produtividade. A consequência é o aumento dos índices de rentabilidade e de lucratividade do negócio, pois as margens de custos são reduzidas.