A escala de dor neonatal (neonatal infant pain scale – NIPS) é amplamente utilizada para avaliar a dor em recém-nascidos (RN). Essa escala avalia indicadores comportamentais e fisiológicos para determinar o nível de dor que um neonato pode estar experimentando. Sinais de tranquilidade, relaxamento e calma versus sinais de choro, rigidez/flexão muscular e agitação são identificados por meio da observação da expressão facial, do choro, da respiração, dos braços, das pernas e do estado de alerta/consciência. Para cada variável dessas, há dois itens que devem ser pontuados em 0 ou 1 (exceto a variável choro, que possui três itens que devem ser pontuados entre 0 e 2). A pontuação da escala varia de 0 a 7 pontos, considerando-se dor com pontuação superior a 3.
Com relação à escala de dor neonatal NIPS, assinale a alternativa correta.
A avaliação de neonatos em uso de tubo endotraqueal e dos que estão respirando em ar ambiente deve ocorrer de forma igualitária.
Um RN que apresenta choro forte persistente, agitação motora e movimenta os membros continua e rapidamente tem pontuação maior que 3.
O estado de sono não influencia na pontuação final.
Na postura corporal, a flexão ou extensão dos membros é indicador com pontuação igual a zero.
Mesmo RN neurologicamente comprometidos ou farmacologicamente paralisados são capazes de exibir respostas comportamentais à dor e podem ser avaliados.