Sobre a administração de imunobiológicos por via intramuscular, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, marque a alternativa CORRETA:
A administração de múltiplas vacinas em um mesmo músculo não reduz o seu poder imunogênico, mas aumenta a frequência e a gravidade dos eventos adversos.
O músculo vasto lateral é o local recomendado para a administração simultânea de duas vacinas, principalmente em crianças menores de 1 ano de idade. As injeções devem ser administradas no terço médio do músculo vasto lateral, separados por pelo menos 2,5 cm de distância.
A aspiração no momento da administração do imunobiológico em tecido muscular não está mais indicada para verificar se foi atingido vaso sanguíneo, com exceção da região dorsoglútea.
O comprimento e o calibre da agulha também variam de acordo com a massa muscular e a solubilidade do líquido a ser injetado, podendo ser entre 20 mm e 30 mm de comprimento e entre 5,5 dec/mm e 9 dec/mm de calibre. O bisel da agulha deve ser curto para facilitar a introdução e alcançar o músculo
As regiões anatômicas selecionadas para a injeção intramuscular devem estar distantes dos grandes nervos e de vasos sanguíneos, e o ângulo de administração a ser o utilizado deve ser, preferencialmente, 45º.