Imagem de fundo

A equipe do SAMU é acionada para atender paciente do sexo...

A equipe do SAMU é acionada para atender paciente do sexo masculino, 28 anos, agricultor, com relato de picada em membro inferior por serpente desconhecida em área rural há aproximadamente 45 minutos. O paciente apresenta dor local intensa, edema progressivo na perna, sudorese, náuseas e PA: 90/60 mmHg. A equipe encontra o local da picada com duas perfurações visíveis e início de equimose local.


Com base nos protocolos assistenciais de enfermagem no atendimento a acidentes com animais peçonhentos, qual deve ser a conduta prioritária do enfermeiro intervencionista?


A

Realizar aspiração manual da área da picada e aplicar torniquete acima do local para conter a disseminação do veneno até a chegada ao hospital.


B

Lavar o local com água e sabão, manter o membro afetado em posição mais elevada e iniciar analgesia oral conforme avaliação da dor.


C

Manter o paciente em repouso, imobilizar o membro acometido em posição funcional e transportar para unidade de saúde com suporte soroterápico.


D

Aplicar compressa quente sobre a área acometida e massagear o local para dispersar o veneno e reduzir o edema.


E

Administrar soro antiofídico no local do atendimento, desde que a equipe possua o material, para evitar evolução sistêmica.