

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Quais vacinas são recomendadas, de rotina, ao nascimento (ainda na maternidade), segundo o Calendário Básico de Imunização Infantil do PNI no Brasil?
BCG (tuberculose) e Hepatite B (dose inicial).
Tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola) e Hepatite B.
Hepatite B e Rotavírus.
Tríplice bacteriana (DTP) e VIP (vacina inativada poliomielite).
Helena nasceu no dia 20 de abril de 2024. Flávia, sua mãe, recebeu a visita da enfermeira da saúde da família no dia 26 de abril e, nesta ocasião, foi orientada com relação à vacinação da criança. No dia 18 de setembro de 2024, em consulta de puericultura, a enfermeira identificou que Helena não havia tomado a segunda dose da vacina contra o rotavírus (VORH), a primeira dose da vacina pneumocócica 10 valente e a primeira dose da meningocócica C.
Diante desses atrasos, marque a afirmativa que expressa a conduta CORRETA que a enfermeira precisa realizar:
A enfermeira deve administrar, no dia da consulta, as três vacinas em atraso, agendando para o dia 18 de novembro de 2024 a segunda dose da pneumocócica 10 valente e da meningocócica C.
A enfermeira deve administrar, no dia da consulta, a segunda dose da vacina VORH e a primeira dose da vacina pneumocócica 10 valente, uma vez que esta deve ser administrada anteriormente à meningocócica C. A primeira dose da vacina meningocócica C deve ser agendada para o dia 18 de outubro.
A enfermeira deve administrar, no dia da consulta, a vacina VORH e orientar a mãe a retornar com a filha no dia 18 de outubro de 2024 para realizar a primeira dose da pneumocócica 10 valente e meningocócica C, considerando que essas duas vacinas não podem ser administradas junto com a VORH.
A enfermeira deve administrar, no dia da consulta, a primeira dose da pneumocócica 10 valente e meningocócica C, agendando, para o dia 18 de novembro de 2024 a segunda dose dessas duas vacinas. A vacina contra rotavírus VORH não deve ser administrada, considerando o limite previsto para a segunda dose.
Tomando por base o calendário de vacinação do adulto (20 a 59 anos), assinale a alternativa incorreta:
Hepatite B (3 doses)
Difteria e Tétano (dT) (3 doses ou reforço)
Febre amarela (dose única, ou reforço caso tenha recebido uma dose antes de completar 5 anos de idade)
Tríplice viral (SCR) (2 doses — até 29 anos, 11 meses e 29 dias. / 1 dose — a partir dos 30 anos de idade até 59 anos, 11 meses e 29 dias)
Vacina meningocócica ACWY (conjugada) DF, V.V,V (dose única)
Durante uma campanha de vacinação, uma mãe relata ao Técnico em Enfermagem que sua filha, de 6 anos, não está vacinada contra o tétano e que ela sofreu recentemente um corte profundo ao brincar em um terreno baldio. Considerando a situação e os conhecimentos sobre bacterioses, é CORRETO afirmar:
O tétano só ocorre em pessoas com imunodeficiência e não há vacina disponível para prevenção.
O tétano é causado pela toxina produzida por uma bactéria que pode penetrar por ferimentos e deve ser prevenido com vacinação.
O tétano é uma virose que pode ser prevenido com higiene adequada da ferida e antibióticos profiláticos.
O agente causador do tétano é um bacilo aeróbico, presente apenas em água contaminada.
Sobre características e especificidades dos soros e imunoglobulinas disponíveis nos serviços de vacinação do SUS, analise as afirmativas a seguir:
I- A administração de soros e imunoglobulinas caracteriza a imunização passiva, por meio da qual o organismo humano recebe anticorpos pré-formados ou fragmentos deles, de modo a neutralizar toxinas e vírus, prevenindo ou atenuando as manifestações clínicas de uma doença ou agravo
II- São considerados soros antitóxicos: soro antiescorpiônico, soro antibotrópico (pentavalente), soro antibotrópico (pentavalente) e anticrotálico, soro antibotrópico (pentavalente) e antilaquético, soro anticrotálico, soro antielapídico (bivalente), soro antiaracnídico (Loxosceles, Phoneutria e Tityus), soro antilonômico e soro antiloxoscélico (trivalente).
III- São considerados antivenenos: soro antitetânico, soro antidiftérico e soro antibotulínico AB. E, por fim, o soro antirrábico (vírus).
IV- Os soros são produtos cada vez mais purificados, por isso, considera-se rara a possibilidade de causarem reações anafiláticas graves ou outras reações. Mesmo sendo rara a ocorrência dessas reações, a administração de soros só deve ser feita em serviço de saúde com suporte para atendimentos de urgência e emergência decorrentes de possíveis eventos adversos.
É CORRETO o que se afirma em:
I e II apenas.
II e III apenas
I, II, III e IV.
I e IV apenas.
IV apenas.
A respeito da vacina dT (dupla adulto), assinale a opção correta.
A vacina dT protege contra difteria e tétano e é indicada apenas para crianças menores de 5 anos de idade.
A vacina dT deve ser aplicada a cada 10 anos para manter a imunidade em adultos.
A vacina dT é administrada via oral e deve ser tomada em dose única na vida adulta.
A vacina dT não protege contra o tétano, apenas contra a difteria.
A vacina dT é indicada apenas para gestantes a partir do segundo trimestre.
Analise as afirmativas abaixo:
I. A vacina contra febre amarela é aplicada exclusivamente por via subcutânea e deve ser administrado um reforço a cada dez anos.
II. A vacina contra hepatite B possui idade de vacinação universal, podendo ser aplicada a partir do nascimento.
III. A vacina inativada poliomielite 1,2,3 – VIP é recomendada para crianças entre 2 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
IV. A vacina Tríplice Viral (SCR) está disponível nas salas de vacinação da rede pública para a faixa etária entre 12 meses e 59 anos de idade.
V. A vacina DPT (Difteria, Tétano e Pertussis) deve ser aplicada via intramuscular, em crianças menores de 6 anos, apenas no músculo vasto lateral da coxa.
De acordo com a Instrução Normativa do Calendário Nacional de Vacinação de 2025, são VERDADEIRAS as alternativas:
I, III e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
I, II, III, IV e V.
Os imunobiológicos utilizados na infância seguem esquemas de aplicação específicos, definidos de acordo com a idade, a condição clínica e as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e das sociedades científicas. Sobre o tema, relacione corretamente os termos da Coluna A com as descrições da Coluna B.
Coluna A (termos)
1.Febre amarela.
2.Meningocócica B.
3.BCG ID.
Coluna B (descrições)
(__)Pode ser usada a partir de 2 meses de idade, idealmente iniciando com uma dose aos 3 meses, outra aos 5 meses e uma dose de reforço entre 12 e 15 meses (esquema 2+1).
(__)Duas doses: aos 9 meses e aos 4 anos de idade. Recomendação do PNI: se recebeu a primeira dose antes dos 5 anos de idade, indicada uma segunda dose, independentemente da idade atual; se aplicada a partir dos 5 anos: dose única.
(__)Deverá ser aplicada o mais precocemente possível, em recém-nascidos com peso maior ou igual a 2.000 g.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência da associação correta dos itens acima, de cima para baixo:
2, 1, 3.
2, 3, 1.
1, 3, 2.
3, 2, 1.
Sobre as vias de administração de vacinas conforme o Calendário Nacional de Vacinação para Crianças, do Ministério da Saúde, relacione a primeira coluna com a segunda coluna.
Coluna 1 Vacina
1. BCG
2. Vacina Poliomielite (VIP)
3. Vacina febre amarela (VFA)
4. Vacina rotavírus humano (VORH)
Coluna 2 Via
( ) Intramuscular
( ) Oral
( ) Intradérmica
( ) Subcutânea
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
1 • 3 • 2 • 4
2 • 4 • 1 • 3
3 • 2 • 4 • 1
4 • 1 • 3 • 2
4 • 3 • 1 • 2
Durante a triagem em uma Unidade Básica de Saúde, o técnico de enfermagem recebe uma criança de 4 anos que apresenta caderneta de vacinação com doses de DTP e pólio atrasadas há 1 ano. De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde (2024), a conduta correta é:
adiar a vacinação até a próxima campanha nacional
encaminhar a criança ao pediatra para avaliação antes de vacinar
reiniciar todo o esquema vacinal, desconsiderando as doses anteriores
administrar apenas a dose seguinte, respeitando o intervalo mínimo entre as doses e atualizando o esquema vacinal
De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, qual vacina tem a primeira dose obrigatória aos 3 meses de vida?
Covid-19 (1ª dose).
Meningocócica C (conjugada).
Pneumocócica 10-valente (conjugada).
Rotavírus humano G1P1 [8] (atenuada).
Vacinar é a melhor forma de proteger a criança contra doenças graves. O Calendário Nacional de Vacinação orienta quais vacinas são necessárias em cada idade. Para alguns casos, o calendário do Ministério da Saúde traz recomendações específicas. Assinale a alternativa correta:
Criança (até 6 anos, 11 meses e 29 dias) exposta ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) não vacinada, deverá receber a vacina BCG se assintomática e sem sinais de imunodepressão.
Recomenda-se para recém-nascidos filhos de mães que testaram positivo para o vírus da hepatite B: 1 dose da vacina e da imunoglobulina anti hepatite B ao nascer, aplicando-se em sítios musculares diferentes. Caso não seja possível fazer em sala de parto, garantir que se administre ambos imunobiológicos o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o parto, podendo a imunoglobulina ser aplicada no máximo em até 7 dias.
A partir de 2 anos de idade, as vacinas de febre amarela e tríplice viral ou tetraviral não podem ser administradas simultaneamente. Deve-se respeitar o intervalo de 60 dias entre as vacinas, mínimo de 30 dias.
A vacina dT é administrada a partir de 7 anos de idade para os reforços preconizados de proteção contra difteria e tétano. Pessoas com esquema incompleto deverão reiniciar o esquema.
As vacinas de febre amarela e tetraviral (SCRV) ou tríplice viral (SCR) podem ser administradas simultaneamente, independente da idade.
Em 2024, a vacina Covid 19 passou a compor o Calendário Nacional de Vacinação para idosos com 60 anos ou mais de idade e para as gestantes. Qual das alternativas abaixo é considerada correta, de acordo com manual do Ministério da Saúde “Estratégias de vacinação contra a COVID 19?
O esquema vacinal recomendado para a população a partir dos 60 anos de idade é de uma dose anual.
Para a gestante o recomendado é uma dose da vacina em qualquer momento da gestação e em cada gestação.
A meta de vacinação para gestantes é de 95%.
Para as gestantes haverá exigência quanto à comprovação da situação gestacional para à
aplicação da vacina.
Os bebês nascidos de mães vacinadas não possuem proteção adicional contra a COVID-19.
De acordo com a Instrução Normativa do Calendário Nacional de Vacinação (2024), assinale a alternativa INCORRETA.
Ao administrar a vacina rotavírus humano, se a criança regurgitar, cuspir ou vomitar após a vacinação, não se deve repetir a dose.
A vacina febre amarela é contraindicada para crianças menores de seis meses de idade.
Em situação epidemiológica de risco para o sarampo ou a rubéola, a vacinação com a tríplice viral em crianças entre seis e 11 meses de idade pode ser temporariamente indicada. Essa dose é considerada dose zero e não é válida para cobertura vacinal de rotina.
Crianças vacinadas com BCG, na faixa etária preconizada, que não apresentam cicatriz vacinal, devem ser revacinadas em seis meses após a última dose.
Na rotina dos serviços de saúde, a vacina penta está disponível para crianças a partir de dois meses até seis anos, 11 meses e 29 dias.
Uma mãe leva seu filho de 2 meses à unidade de saúde para iniciar o esquema vacinal conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Quais vacinas são recomendadas para essa idade?
Vacina HPV.
Vacina Tríplice Viral.
Vacina Hepatite A.
Vacina Pentavalente.
Vacina BCG.
De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI) a educação em saúde é crucial para a adesão vacinal da população.
Sobre as orientações corretas que um profissional de saúde deve fornecer à população a respeito das vacinas previstas no calendário infantil, assinale a alternativa correta:
O intervalo mínimo entre a administração de duas vacinas de vírus vivos atenuados (ex: Tríplice Viral e Varicela) deve ser de 60 dias, para evitar a interferência na resposta imunológica.
A vacina contra o HPV é recomendada exclusivamente para meninas na faixa etária dos 9 aos 14 anos, sendo contraindicada para meninos ou adultos jovens, por razões de eficácia e segurança.
A vacina BCG, que previne formas graves de tuberculose, deve ser aplicada preferencialmente entre 2 e 5 anos de idade, e a presença de cicatriz vacinal é um indicador obrigatório de imunidade.
A vacina Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) deve ser administrada em dose única aos 12 meses de idade, sendo a segunda dose necessária apenas se houver surtos das doenças na região.
Quando há atraso na realização de doses da vacina hepatite B, recomenda-se utilizar o esquema acelerado: Intervalo mínimo de 1 mês entre a 1ª e a 2ª dose, mínimo de 2 meses entre a 2ª e a 3ª dose e mínimo de 4 meses entre a 1ª e a 3ª dose.
Para o ano de 2025, o Ministério da Saúde, por meio de Normas Técnicas, informou mudanças no Calendário Nacional de Vacinação. Dentre essas mudanças está que
foi ampliada, em meninas, a faixa etária, de 7 a 18 anos, para a administração de dose única da vacina Papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (HPV4- recombinante).
as duas doses de reforço com vacina oral poliomielite bivalente (VOPb) foram substituídas por uma dose de vacina inativada poliomielite (VIP) aos 15 meses de idade, de modo que o esquema vacinal contra a doença é exclusivo com VIP.
o esquema vacinal básico da vacina Tríplice Viral para adultos de 30 a 59 anos de idade passa a ser três doses, com intervalos de no mínimo 30 dias entre as doses, independente da situação vacinal anterior.
a vacina influenza passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de 2 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos e mais, e gestantes.
a cada gestação deve ser aplicada uma dose da vacina (dTpa), a partir da 10ª semana gestacional.
O enfermeiro é responsável pela organização e controle do estoque de vacinas em uma unidade básica de saúde. Durante uma inspeção de rotina, percebe-se que o estoque inclui vacinas que estão próximas do vencimento.
Marque a alternativa que descreve a melhor prática para garantir a utilização adequada dessas vacinas:
Priorizar o uso das vacinas com vencimento mais próximo, garantindo rodízio do estoque.
Aumentar a oferta de vacinas ao público-alvo sem respeitar os critérios do calendário vacinal.
Notificar imediatamente a vigilância sanitária sobre o vencimento iminente.
Realocar as vacinas para outra unidade com maior demanda, sem verificar a manutenção da cadeia de frio.
Na sala de vacinas, o técnico de enfermagem (TE) constatou que, de acordo com o cronograma vacinal, uma criança menor de 2 anos deveria receber diversas vacinas por via intramuscular.
Frente a essa situação, havendo a necessidade de aplicar mais de uma vacina em um mesmo grupo muscular, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde, o TE deve respeitar a distância de _________ cm entre uma vacina e outra, com o propósito de _________.
Assinale a alternativa que completa, de forma correta e respectivamente, a afirmação.
2,5 ... permitir diferenciar eventuais eventos adversos locais
2,0 ... evitar a diminuição do efeito da vacina
1,5 ... permitir diferenciar eventuais eventos adversos locais
1,0 ... evitar a diminuição do efeito da vacina
0,5 ... evitar a diminuição do efeito da vacina
A vacinação é uma das estratégias mais eficazes na prevenção de doenças, exigindo que os profissionais de saúde sigam protocolos rigorosos para a administração segura dos imunobiológicos. Assinale a alternativa correta.
A administração de vacinas deve seguir o calendário vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde, respeitando idade, intervalos e vias de aplicação recomendadas.
A conservação das vacinas não interfere em sua eficácia, desde que a administração ocorra dentro do prazo de validade do fabricante.
As vacinas atenuadas podem ser administradas indiscriminadamente a qualquer paciente, independentemente de sua condição imunológica.
O registro da vacinação no cartão do paciente é opcional, pois a comprovação da imunização não tem impacto no acompanhamento de saúde.