Imagem de fundo

Mulher, 35 anos, procurou a Unidade Básica de Saúde do seu bairro, cursando com diarrei...

Mulher, 35 anos, procurou a Unidade Básica de Saúde do seu bairro, cursando com diarreia intensa, há sete dias, com fezes de coloração escura e sanguinolenta e vômitos persistentes. Logo foi encaminhada ao espaço de escuta da Unidade que, após a avaliação do risco/vulnerabilidade, foi encaminhada para o atendimento prioritário. Nesse caso, com base no fluxograma para o atendimento com classificação de risco/vulnerabilidade dos pacientes que procuram atendimento por queixa de diarreia e/ou vômito no acolhimento da demanda espontânea, a conduta adequada com relação ao atendimento da paciente seria
A
ser avaliada pelo médico no mesmo turno, acionar o Serviço Móvel de Urgência, iniciar imediatamente a hidratação venosa e solicitar retorno breve para a reavaliação do quadro.
B
ser atendida no mesmo dia, com a avaliação pela equipe de enfermagem, seguindo protocolos e realizar orientações gerais e atendimento médico, se necessário.
C
ter atendimento médico imediato, a fim de estabilizar o quadro, manter vias aéreas pérvias, iniciar a oxigenoterapia, manter acesso venoso periférico e iniciar hidratação intravenosa.
D
ser avaliada pela equipe de enfermagem, seguindo protocolos, realizar reidratação oral e orientações gerais, realizar avaliação médica no mesmo dia, verificar se há necessidade de chamar serviço de urgência e solicitar retorno breve para reavaliar o quadro.