As Infecções do Sítio Cirúrgico (ISC) são as complicações mais comuns decorrentes do ato cirúrgico, que ocorrem no pós-operatório em cerca de 3 a 20% dos procedimentos realizados, tendo um impacto significativo na morbidade e mortalidade do paciente. O enfermeiro tem fundamental importância na prevenção desta infecção. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
Rotineiramente, o banho pré-operatório deve ser realizado de corpo inteiro, com uso de clorexidina 2% até 2 horas antes do procedimento cirúrgico.
Todos os pacientes em pré-operatório, internados há mais de 24h, deverão fazer descolonização nasal com Mupirocina (apresentação própria para uso nasal) + banho de clorexidina por 3 dias (2x/d).
A vancomicina é considerada como droga de escolha para antibioticoprofilaxia rotineiramente.
A tricotomia pré-operatória não deve ser feita de rotina; se os pelos tiverem de ser removidos, deve-se fazê-lo imediatamente antes da cirurgia, utilizando-se tricotomizadores elétricos, e fora da sala de cirurgia.
A inserção dos drenos cirúrgicos deve ocorrer no momento da cirurgia, preferencialmente na própria incisão cirúrgica, sejam eles em sistema fechado ou aberto, e devem ser removidos 48h após a cirurgia.