“Os altos índices de mortalidade materna e neonatal e as taxas crescentes de cirurgia cesariana dos últimos anos evidenciam a necessidade de colocar em discussão o modelo de atenção obstétrica e neonatal hegemônico no país. Apesar do avanço na melhoria da atenção ao pré-natal, parto e nascimento, fruto de uma série de esforços e iniciativas dos governos e da sociedade nos últimos 30 anos, a redução da morbimortalidade materna e neonatal permanece como um desafio” (BRASIL, 2017, p. 9).
Sobre a morbimortalidade materna e neonatal no Brasil, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Há uma fragilidade na rede quanto aos processos de acompanhamento da mulher no pré-natal, parto e pós-parto, nas ações do planejamento reprodutivo e saúde sexual, bem como no acompanhamento do recém-nascido de risco, e ações do crescimento e desenvolvimento da criança.
( ) Nas práticas de atenção e gestão, predominam arranjos organizacionais que dificultam a participação tanto dos trabalhadores como dos usuários. A assistência é marcada por intensa medicalização e intervenções potencialmente iatrogênicas, sem respaldo em evidências científicas.
( ) O acesso e a disponibilidade de profissionais para a assistência aumentaram, porém, ainda se observam muitas lacunas na qualidade da prestação de serviços, principalmente no sentido da garantia da integralidade e da singularidade do cuidado conforme as necessidades da população brasileira.
( ) Com o objetivo de reduzir a morbimortalidade materno-infantil e ampliar o acesso à saúde com qualidade, é necessário que se identifiquem os fatores de risco gestacional o mais precocemente possível. Dessa forma, o acolhimento com classificação de risco pressupõe agilidade no atendimento e definição da necessidade de cuidado e da densidade tecnológica que devem ser ofertadas às usuárias em cada momento.
( ) A Rede Cegonha articula ações que buscam a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade do pré-natal, a garantia de vinculação da gestante aos serviços de referência para atendimento integral, a implementação de boas práticas, incluindo o direito ao acompanhante de livre escolha da mulher, e do acesso ao planejamento reprodutivo. Contribuir para a redução da morbimortalidade materna e infantil, principalmente em seu componente neonatal, se tornará em breve um de seus principais objetivos.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é