O processo de transição da vida intrauterina para a extrauterina requer um sistema de cuidados e vigilância que assegure ao recém-nascido melhor adaptação. No contexto clínico assistencial, a enfermeira desenvolve ações e estratégias capazes de minimizar e/ou evitar danos que possam alterar as condições de saúde do neonato.
Sobre os cuidados mediatos dispensados ao recém-nascido, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A realização do exame físico inicial logo após ao nascimento se faz necessária uma vez que qualquer alteração visual poderá ser corrigida ainda em sala de parto.
( ) Dentre os cuidados mediatos, destacam-se a cuidado com o coto umbilical, a avaliação da amamentação e a realização do exame físico sumário no recém-nascido.
( ) A formação do vínculo entre mãe e bebê deve ser iniciada em sala de parto. Neste contexto, tal ação poderá ser retardada se ambos estiverem estáveis clinicamente, podendo ser reiniciada em Alojamento Conjunto.
( ) A oferta de calor, o bom posicionamento, a aspiração das vias aéreas se necessária, o secar e desprezar campos úmidos, o reposicionamento em leito e a avaliação da frequência cardíaca são etapas sistemáticas dos cuidados mediatos.
( ) A ausculta cardíaca, bem como a avaliação do processo de sucção ao seio materno são extremamente importantes no momento da admissão em Alojamento Conjunto, tais medidas possibilitam à enfermeira a identificação precoce de possíveis cardiopatias congênitas.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é