Imagem de fundo

A atenção à mulher e ao recém-nascido (RN) no pós-parto imediato e nas primeiras semana...

A atenção à mulher e ao recém-nascido (RN) no pós-parto imediato e nas primeiras semanas após o parto, períodos denominados de Puerpério, é fundamental para a saúde materna e neonatal. Esse atendimento deve ser o mais criterioso possível no âmbito hospitalar e na avaliação posterior, na unidade de saúde” (BRASIL, 2012, p. 80).

Sobre a Fisiologia do Puerpério, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O termo hemorragia pós-parto, inclui todo sangramento excessivo, que ocorre desde o momento do nascimento da criança até o final do puerpério, uma semana depois. Durante a assistência de Enfermagem no pós-parto imediato, deve-se atentar pela formação do Globo de Segurança de Pinard (GSP), pois a não formação do GSP causa hemorragia pós-parto devido à atonia uterina.

( ) A hemorragia na zona de inserção da placenta e os produtos da cavidade uterina formam os lóquios, compostos por sangue, retalho de decíduas, células epiteliais e muco. Qualquer patologia no endométrio, colo uterino ou vagina altera as características dessa secreção, tanto na cor, como na quantidade e odor.

( ) A involução uterina ocorre após a dequitação da placenta, o corpo uterino forma um globo muscular duro, cujo ápice fica entre o umbigo e a sínfise púbica. Nos dias seguintes, diminui rapidamente de tamanho, de modo que, no 10º dia, já não dá mais para se palpar o útero acima da sínfise púbica, o que, algumas vezes, pode ocasionar cólicas. Ao término de 5ª e 6ª semanas após o parto, o útero atinge seu tamanho normal.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

A
V F F
B
V F V
C
V V F
D
F V V
E
F F V