A cefaleia é um dos sintomas mais frequentes atendidos pelas equipes da atenção primária. A causa mais comum é a do tipo primária, principalmente a cefaleia tensional, responsável pela maioria dos casos, seguida pelas cefaleias tipo migrânea (enxaqueca) e pelas causadas por infecções sistêmicas agudas, tais como a gripe. Sobre esse agravo, assinale a alternativa CORRETA.
A enxaqueca caracteriza-se como uma dor de qualidade não pulsátil, em aperto ou pressão, geralmente bilateral, de intensidade leve a moderada.
As cefaleias primárias, tais como a migrânea e a tensional, costumam ser cronicamente recorrentes, seguindo sempre um mesmo padrão nos episódios de exacerbação.
A cefaleia tensional pode ocorrer em qualquer hora do dia, embora surja mais no início da manhã ou de madrugada, acordando o paciente.
Na migrânea, é muito comum o paciente relatar náuseas, vômitos em ato, fotofobia e fonofobia e irritabilidade.
Nas pacientes do sexo feminino, as crises de cefaleia tensional iniciam na puberdade, só ocorrem ou são mais intensas nas fases menstruais, podendo se agravar com o uso de anticoncepcionais orais e de reposição hormonal.