Imagem de fundo

Por meio da Estratégia Nacional para Promoção da Alimentação Saudável, o governo brasil...

Por meio da Estratégia Nacional para Promoção da Alimentação Saudável, o governo brasileiro e órgãos representativos no Brasil recomendam o aleitamento materno exclusivo até o 6º mês de vida e adequação das práticas da alimentação complementar ao leite materno a partir dessa idade. Para que o aleitamento materno exclusivo seja bem sucedido, é importante que o profissional informe corretamente sobre o aleitamento materno.

Sobre o aleitamento materno exclusivo é CORRETO afirmar que:

A

O leite dos primeiros dias pós-parto, chamado de colostro, é produzido em pequena quantidade e é o leite ideal nos primeiros dias de vida, inclusive para bebês prematuros, pelo seu alto teor de glicose e frutose.

B

Depois de ordenhado, o leite materno, pode ser estocado na geladeira por 36 horas e no congelador ou freezer por no máximo 30 dias. O leite materno deve ser descongelado e aquecido em banho-maria e pode ser oferecido ao bebê em copo ou xícara pequenos.

C

A mãe que amamenta precisa de água filtrada e fervida em quantidade igual a sua ingestão habitual diária.

D

Em climas muito quentes há necessidade de reposição hídrica do bebê, mesmo que o leite materno contenha água.

E

A pega errada vai prejudicar o esvaziamento total da mama, impedindo que o bebê mame o leite posterior (leite do final da mamada) que é rico em gordura, interferindo na saciedade e encurtando os intervalos entre as mamadas.