A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora tem como finalidade definir os princípios, as diretrizes e as estratégias a serem observados pelas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), para o desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador, com ênfase na vigilância, visando à promoção e à proteção da saúde dos trabalhadores e à redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos. Sobre essa Política. Assinale a alternativa CORRETA.
Todos os trabalhadores, homens e mulheres, de localização urbana e de inserção formal no mercado de trabalho são sujeitos desta Política.
A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora alinha-se com o conjunto de políticas culturais no âmbito do SUS, considerando a transversalidade das ações de saúde do trabalhador e o trabalho como um dos determinantes do processo saúde-doença.
A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora observará os princípios e diretrizes da equidade e da precaução, dentre outros.
As pessoas e os grupos vulneráveis, ou seja, os inseridos em atividades precárias de trabalho, devem ser identificados e definidos a partir da análise da situação de saúde local, com seus empregadores, considerando-se suas especificidades e singularidades culturais e sociais.
Devemos ampliar o entendimento de que a saúde do trabalhador deve ser concebida como uma ação pontual, devendo a relação saúde-trabalho ser identificada em todos os pontos e instâncias da rede de atenção.