Imagem de fundo

O fio de sutura é um material utilizado para síntese de feridas, podendo ser produzido ...

O fio de sutura é um material utilizado para síntese de feridas, podendo ser produzido sinteticamente, derivado de fibras ou estruturas orgânicas. Esse material tem a finalidade de unir e coaptar às bordas dos ferimentos provocados por cirurgias ou traumaticamente, objetivando permitir o processo fisiológico de cicatrização. Sobre os fios cirúrgicos, assinale a alternativa CORRETA.

A

Fios cirúrgicos absorvíveis não são resistentes à digestão enzimática em tecido vivo, são de tipos sintéticos. O algodão é derivado da celulose, de baixo custo, de fácil esterilização e de pouca reação tecidual. Fio torcido de calibre variado, encontrado no comércio embalado em envelopes e já pré-cortado, geralmente com 15 a 45 cm de comprimento. Indicado para tecidos de rápida cicatrização e contraindicado para suturas cutâneas devido à suas reações tissulares.

B

Polímeros sintéticos monofilamentares mais recentes são fios compostos por polímeros como poliglecaprone e polidioxanona. São monofilamentares, maleáveis e mantém a resistência de tensão por um período mais prolongado que os sintéticos multifilamentares. Indicados quando se deseja um apoio prolongado para a ferida, como no fechamento de tecido facial ou para pacientes idosos oncológicos.

C

Fios cirúrgicos biológicos são conhecidos como categute (nome de origem inglesa devido à obtenção do intestino do gato) atualmente obtido da mucosa do intestino grosso de ovinos ou serosa de bovinos. Conforme o tempo de absorção, os categutes podem ser simples ou cromados. Os simples apresentam absorção mais rápida, em torno de oito dias, e os cromados absorção mais lenta, em torno de 20 dias, sendo tratados com bricomato de potássio. O categute cromado é indicado para tecidos com cicatrização mais demorada, como em estruturas do aparelho gastrointestinal ou no útero.

D

Os fios de Polipropileno são derivados das poliefinas, biodegradável, e tem sido recomendado o tipo monofilamentado, para a síntese de feridas contaminadas, devido à reação tecidual mínima. É um dos fios mais inertes, com baixa capilaridade, com mínima reação tissular e com alta resistência à tração. É Indicado nas cirurgias cardiovasculares.