A Febre Tifoide é uma doença bacteriana aguda, de gravidade variável que se caracteriza por febre, mal-estar, cefaleia, náusea, vômito e dor abdominal, podendo ser acompanhada de erupção cutânea. É uma doença endêmica em muitos países em desenvolvimento, particularmente, no Subcontinente Indiano, na América do Sul e Central, e África, com uma incidência (por 100.000 habitantes por ano) de 150 na América do Sul e 900 na Ásia. A doença pode ser fatal se não tratada e mata cerca de 10% de todas as pessoas infectadas. Assinale a alternativa correta á doença Febre Tifoide.
O período de transmissibilidade dura enquanto existirem bacilos sendo eliminado nas fezes ou na urina, o que geralmente acontece desde á partir da segunda semana de doença até a convalescença. Cerca de 20% dos doentes eliminam bacilos até três meses após o início do quadro clínico e 5 a 10% até um ano e provavelmente por toda a vida, é os portadores crônicos.
O agente etiológico é causada pela Salmonela Typhi, subespécie entérica sorotipo Typhi (S. Typhi), que é um patógeno especificamente humano. É uma bactéria com morfologia de bacilo Gram negativo, móvel, pertencente à família Enterobacteriaceae. Possui alta infectividade, baixa patogenicidade e alta virulência, o que explica a existência de portadores (fontes de infecção não doentes) que desempenham importante papel na manutenção e disseminação da doença na população.
A S. Typhi é bastante resistente ao frio e ao congelamento, resistindo também ao calor de 60 ° C por uma hora, e muito resistente à luz solar. Conserva sua vitalidade em meio seco. É bastante resistente ao hipoclorito, motivo pelo qual a cloração da água é insuficiente para sua eliminação.
A perfuração intestinal é a complicação mais temida, em virtude de sua gravidade. Ocorre em 5% dos casos, surgindo por volta do décimo dia de doença, particularmente nas formas graves e tardiamente diagnosticadas. Caracteriza-se por dor súbita na fossa ilíaca direita, seguida por distensão e hiperestesia abdominal. Os ruídos peristálticos diminuem ou desaparece, a temperatura aumenta rapidamente, o pulso acelera se, podendo surgir vômitos. O doente apresenta-se ansioso e pálido. Em poucas horas surgem sinais e sintomas de peritonite.