Imagem de fundo

O período de recuperação pós-anestésica é considerado crítico. O paciente necessita de ...

O período de recuperação pós-anestésica é considerado crítico. O paciente necessita de vigilância contínua das equipes médica e de enfermagem que atuam no setor, pois, além de ter recebido drogas anestésicas, foi submetido às agressões impostas pelo ato cirúrgico. A maior incidência de complicações anestésica ou pós-operatória imediata acontece neste período, sendo mais frequente aquelas de origem respiratória ou circulatória. A assistência de enfermagem deve estar voltada para três situações distintas, porém interdependentes, que serão chamadas de recepção, permanência e avaliação para alta o paciente do RPA (Recuperação Pós Anestésica). Assinale a alternativa CORRETA relacionada á recuperação da anestesia.

A

O período de permanência no RPA inclui a monitorização e controles constantes do paciente e o estabelecimento de intervenções de enfermagem, com base nos dados levantados na avaliação inicial, nas alterações resultantes da regressão dos efeitos da anestesia e das consequências do trauma cirúrgico.

B

O decúbito lateral é a posição ideal em que o paciente deve ser colocado no pós-operatório imediato, por facilitar a eliminação de secreções acumuladas na traqueia. Caso esta não seja possível, colocá-lo na posição indicada, tornando-a funcional e confortável.

C

Deve-se observar o fornecimento adequado de oxigênio ao paciente, feito frequentemente através de máscara de nebulização contínua. Alguns pacientes são recebidos no RPA com queda de oxigênio, na qual deve ser instaladas conforme conduta do anestesista assistência ventilatória mecânica ou nebulização contínua, ate que seja indicada a extubação.

D

É necessário observar-se, ainda, o posicionamento da cânula de Guedel. Sua finalidade e prevenir a obstrução da traqueia, consequente a queda da base da língua, provocada pelo relaxamento muscular. Por isso, esta cânula precisa ser mantida no paciente inconsciente ate que se inicie o retorno dos reflexos protetores. Em alguns casos, sob prescrição do anestesista, e necessária à administração de drogas que antagonizem os efeitos dos relaxantes musculares.