A limpeza na sala do Centro Cirúrgico é um procedimento de remoção da sujeira, detritos indesejáveis e microorganismos presentes nas superfícies dos equipamentos e acessórios, mobílias, pisos e paredes, mediante a aplicação de energia química, mecânica e térmica. A escolha do procedimento da limpeza deve estar condicionada ao potencial de contaminação das áreas e artigos e dos riscos inerentes de infecções hospitalares. Assinale a alternativa CORRETA em relação à limpeza no centro Cirúrgico:
A Técnica de Limpeza Operatória é realizada durante o processo cirúrgico para remover a matéria orgânica que se espalhou além do campo operatório. Utilizam panos secos e limpos e álcool 70%.
A Limpeza Concorrente ocorre antes do início da cirurgia. A mesma é realizada com a montagem e desmontagem dos equipamentos friccionando álcool 70% por todos os equipamentos.
A Limpeza Terminal ocorre uma vez na semana. Nessa todas as salas cirúrgicas são desmontadas para uma lavagem mais profunda com produtos químicos mais potentes. Geralmente esse tipo de limpeza ocorre aos finais de semana quando não há muitas cirurgias marcadas.
A Limpeza Periódica envolve itens cuja frequência de limpeza não necessita ser diária, por não se sujar com facilidade e ou por não estarem diretamente relacionados com a infecção direta do sítio cirúrgico. Dessa forma, rotinas de limpeza com periodicidades maiores podem ser estabelecidas. É o caso das superfícies verticais, janelas, portas, teto, grades de entrada e saída do ar condicionado, armários que permanecem fechados dentro e fora da sala de operação.