A aerossolterapia consiste na administração de pequenas partículas de água em oxigênio ou ar comprimido nas vias respiratórias. Essas partículas de água podem conter algum tipo de medicação ou não. Este processo ocorre através da nebulização e por isso também é conhecido por esse nome. É muitas vezes usado em pessoas com problemas respiratórios. Em relação á aerossolterapia, assinale a alternativa INCORRETA:
Montar o aparelho regulando o fluxo de O2 ou ar comprimido com três á cinco litros por minutos.
No tratamento de aerossolterapia, podem ser aplicados medicamentos como: antibióticos (para combater infecções), anti-inflamatório e broncos dilatadores (ajudam a abrir os brônquios, facilitando a captação de oxigênio nos pulmões).
A aerossolterapia possui como vantagem permitir que o medicamento entre em contato diretamente com as zonas do aparelho respiratório. Além disso, as doses necessárias são mais baixas, o que consequentemente diminui os efeitos adversos das medicações.
A aerossolterapia, com frequência, trabalha com aerossol dosimetrado que é um dispositivo que faz com que a dose correta do medicamento seja dada para a pessoa. Um exemplo é para o tratamento da asma.