O tratamento de feridas é um processo dinâmico, que requer constante atualização por parte dos profissionais de saúde, visto que envolve inúmeros componentes e ações, que não se restringem à simples troca de curativos ou indicação de coberturas. Sobre os conhecimentos específicos e a atuação do Técnico em Enfermagem no tratamento de feridas é CORRETO afirmar:
Ferida contaminada contém bactérias virulentas que aparecem seis horas após o traumatismo, o processo de cicatrização só será iniciado quando o agente agressor for eliminado e o exsudado e os tecidos desvitalizados retirados. Fundamental nessa situação é a limpeza meticulosa.
Desbridamento mecânico pode ser realizado à beira do leito ou ambulatorial, em lesões cuja área de necrose não seja muito extensa. Nestes casos, a analgesia local geralmente não é necessária visto que o tecido necrótico é desprovido de sensação dolorosa.
Um dos cuidados da Enfermagem nas Úlceras de MMII é aliviar pontos de pressão com placas de hidrocolóide camada fina e educação do usuário e familiares.
Nas feridas colonizadas, criticamente, infectadas ou com biofilme a limpeza é o maior diferencial para minimizar a microbiota residente. Nesses tipos de feridas, utiliza-se o povidine tópico para a realização da limpeza.