Questão de concurso
1
Q1302791
Enfermagem Sinais vitais
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Universidade de Blumenau - FURB
Prova: FURB - Prefeitura de Timbó - Técnico em Enfermagem

Os sinais vitais (temperatura, pulso, respiração e pressão arterial) são importantes dados para a enfermagem, não só por serem indicadores do estado de saúde do cliente, mas também por nortear os cuidados necessários a ele. Assim, demanda conhecimentos adequados e aferição precisa e correta desses sinais vitais por parte da equipe de enfermagem. Em relação ao cliente adulto, é correto afirmar:

A

As artérias utilizadas em adultos para verificação do pulso periférico são: temporal, jugular, carotídea, braquial, cubital, radial, femoral e a pediosa.

B

O pulso pode ser avaliado quanto à frequência, ritmo e amplitude, sendo que a bradisfigmia indica a frequência dos batimentos do pulso acima do normal e a taquisfigmia, abaixo do normal.

C

A frequência dos batimentos do pulso (bcpm ou bpm) em uma pessoa varia conforme a idade, o sexo, o peso corporal, as atividades físicas, quantidade de líquido ingerido, horas de sono e as condições emocionais.

D

As variações no ritmo (regular ou rítmico e irregular ou arrítmico) e na amplitude (fraco ou filiforme ou forte ou cheio) são perceptíveis somente se a palpação da artéria com as pontas dos dedos for com pressão intensa.

E

O ventrículo esquerdo, ao contrair-se, envia um volume sanguíneo às artérias e estas se distendem e se retraem, formando ondas, que são identificadas como pulso.