As Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS), comumente conhecidas por infecção hospitalar, não estão presentes nem estão em fase de incubação no momento da admissão do paciente em unidade de saúde. Seus impactos modificam-se com o passar do tempo, à medida que os microrganismos sofrem mutações, os padrões de comportamento humano modificam-se e as opções terapêuticas mudam. Com base no que foi exposto, marque a assertiva INCORRETA quanto as precauções de isolamento para evitar a transmissão de microrganismos no âmbito hospitalar.
As precauções padrão devem ser estendidas a todos os pacientes internados, independente do diagnóstico. Principal estratégia para evitar as IACS.
As precauções contra a transmissão por contato são destinadas ao uso de barreiras contra os microrganismos como isolamento de contato, uso de máscaras e as portas devem permanecer fechadas.
A lavagem efetiva das mãos exige pelo menos 15 segundos de escovação vigorosa, principalmente nas áreas ao redor dos leitos ungueais e entre os dedos, onde existe uma alta carga bacteriana.
O paciente com diagnóstico de tuberculose pulmonar, quando hospitalizado, deve ficar em quarto isolado planejado para fornecer uma pressão de ar negativa e uma rápida renovação do ar.
Ao cuidar de paciente que necessita de precauções contra a transmissão por gotículas, a enfermeira deve usar máscara facial quando estiver a uma distância de 0,90 a 1,80m do paciente.