Ao admitir um paciente na clínica médica, o Enfermeiro realiza a anamnese e o exame fís...

1
Q1314208
Enfermagem Exame físico / Semiologia
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2017
Banca: Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco - UPENET IAUPE
Prova: UPENET/IAUPE - SES PE - Residência Multiprofissional em Saúde - Área: Enfermagem - 2017

Ao admitir um paciente na clínica médica, o Enfermeiro realiza a anamnese e o exame físico, etapas que compõem o método clínico. Sobre essas etapas, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Um dos componentes da anamnese é a queixa principal, na qual o Enfermeiro deve registrar, em poucas palavras, o que levou o paciente a procurar o serviço de saúde e, de preferência, repetir as expressões utilizadas por ele para relatar a queixa. Já a história da doença atual (HDA) é a parte principal da anamnese e costuma ser o principal indicativo para o diagnóstico do paciente.

( ) Na sistematização do interrogatório sintomatológico, ainda na anamnese, é necessário que o enfermeiro esteja bastante atento. No sistema endócrino, a investigação das manifestações clínicas relacionadas com o hipotálamo, a hipófise, a tireoide, as paratireoides, as suprarrenais e as gôndolas são imprescindíveis para a definição de um diagnóstico correto.

( ) O exame físico é obtido por meio de métodos propedêuticos. Na palpação, utiliza-se o sentido do tato com o objetivo de explorar a superfície corporal, na qual é possível que o enfermeiro verifique e identifique, apenas, a modificação de textura e a consistência da área delimitada.

( ) No exame físico do abdome, o Enfermeiro realiza a ausculta antes da percussão e da palpação, uma vez que essas manobras podem alterar os ruídos intestinais. Na ausculta abdominal, além dos ruídos hidroaéreos, podem ser ouvidos sopros sistólicos ou sistodiastólicos ou de fístula arteriovenosa.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

A

V-V-V-V

B

V-V-F-V

C

F-F-V-F

D

F-V-V-F

E

V-V-V-F