Na Consulta de Enfermagem, competência exclusiva do Enfermeiro segundo a Lei n. 7.498/86, em um Hospital Universitário, ao realizar o exame físico o Enfermeiro verifica os Sinais Vitais (SSVV) do paciente. Os SSVV refletem o estado de saúde, a função cardiopulmonar e a função corporal geral.
Sobre os SSVV, analise as afirmativas abaixo:
I. A variação normal da frequência cardíaca varia com a idade. Traumatismos, anemia, hemorragia, infecção, medo, febre, dor, hipertiroidismo, choque e ansiedade podem aumentar a frequência do pulso como resultado de demandas metabólicas aumentadas ou volume sanguíneo baixo
II. A hipertermia ocorre na presença de infecções causadas por secreções bacterianas tóxicas, ruptura tecidual provocada por traumatismos, infarto agudo do miocárdio e processos malignos.
III. Um dos fatores determinantes da pressão arterial é a volemia, sendo este o fator mais importante na manutenção e regulação da pressão diastólica. O volume de sangue contido no sistema arterial interfere, de maneira direta e significativa, nos níveis das pressões sistólica e diastólica.
IV. O ritmo respiratório de Cheyne-Stokes é a condição na qual o paciente se sente mais confortável para respirar em decúbito lateral. Pode ocorrer na insuficiência cardíaca congestiva e no derrame pleural.
Estão CORRETAS, apenas,
I e III.
II, III e IV.
II e IV.
I e IV.
I e II.