De acordo com o Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Segurança do Paciente busca...

1
Q1314259
Enfermagem Programa Nacional de Segurança do Paciente
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2017
Banca: Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco - UPENET IAUPE
Prova: UPENET/IAUPE - SES PE - Residência Multiprofissional em Saúde - Área: Enfermagem - 2017

De acordo com o Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Segurança do Paciente busca prevenir e reduzir a incidência de eventos, que geram danos ao paciente, como quedas, administração incorreta de medicamentos e erros em procedimentos cirúrgicos, tanto nos serviços públicos de saúde como nos privados. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo:

I. No protocolo de cirurgia segura, a Lista de Verificação de Segurança Segura é dividida em cinco fases. Cada uma dessas fases corresponde a um momento específico do fluxo normal de um procedimento cirúrgico.

II. Uma das fases da Lista de Verificação de segurança é.''Antes da indução anestésica '' em que o condutor da lista de verificação deverá revisar verbalmente com o próprio paciente, sempre que possível, a sua identificação, se o procedimento e o local da cirurgia estão corretos e confirmar visualmente o sítio cirúrgico correto e sua demarcação.

III. Nas práticas seguras para a prescrição de medicamentos, a prescrição verbal é utilizada em situações de emergência, sendo escrita posteriormente; possui um elevado risco de erros e deverá ser restrita às situações para as quais é prevista.

IV. Na verificação para a prescrição segura de medicamentos, a identificação do paciente na prescrição hospitalar deve ser realizada em formulário institucional e conter, no mínimo, nome do hospital, nome completo do paciente, número do prontuário ou registro de atendimento, leito, serviço, enfermaria/apartamento e andar/ala.

Está(ão) CORRETA(S), apenas,

A

I e II.

B

II, III e IV.

C

II e IV.

D

II e III.

E

IV.