O crescente número de idosos na população e a diminuição da fertilidade levaram o Brasi...

1
Q1314286
Enfermagem Saúde do Idoso
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2017
Banca: Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco - UPENET IAUPE
Prova: UPENET/IAUPE - SES PE - Residência Multiprofissional em Saúde - Área: Enfermagem - 2017

O crescente número de idosos na população e a diminuição da fertilidade levaram o Brasil a um cenário de transformação demográfica e epidemiológica. Com as peculiaridades dos idosos, como a plurimorbidade e as incapacidades com restrição da sua autonomia, emerge a necessidade de um novo olhar ético, do qual a ética do cuidado parece ser uma perspectiva de abordagem adequada à pessoa idosa (MENEZES, 2016). Diante dos aspectos éticos e bioéticos voltados para a pessoa idosa, analise as assertivas abaixo:

I. Os idosos são considerados como vulneráveis, ou seja, se encontram em risco elevado de declínio funcional e morte. Nesse contexto, estão mais susceptíveis às plurimorbidades ou manifestações atípicas de doenças comuns.

II. A ética do cuidado do paciente ou de indivíduos mais vulneráveis, como é o caso dos idosos, não transcende os profissionais da área de saúde.

III. Apesar de ser óbvia, a ética do cuidado não é prática comum. Isso se deve ao fato de que o campo de cuidado está, ainda, muito voltado a prover curas.

IV. Uma ética do cuidado voltada a pessoas que necessitam de atenção permanente é de grande relevância e atinge, principalmente, questões associadas à geriatria e à gerontologia.

Estão CORRETAS

A

I, II, III e IV.

B

I, II e III, apenas.

C

I, III e IV, apenas.

D

II, III e IV, apenas.

E

III e IV, apenas.