O cuidado no contexto da enfermagem gerontogeriátrica refere-se ao cuidado de Enfermagem, permeado por conhecimentos teórico e prático da enfermagem, da gerontologia e da geriatria, com o propósito de utilizá-los para a elucidação do processo de assistência, buscando melhor atender à promoção de saúde e à longevidade, à garantia da independência ao nível mais alto possível de vivacidade da pessoa idosa. Com relação ao processo de enfermagem à pessoa idosa, analise as afirmativas abaixo:
I. Na aplicação prática do processo de enfermagem no planejamento do cuidado às pessoas idosas, deve-se levar em consideração toda a interação intuitiva do profissional enfermeiro.
II. A evolução das teorias de enfermagem refere que, tanto a arte ou ciência, a enfermagem pauta-se na profunda relação entre o enfermeiro e o cliente, numa perspectiva humanística que vislumbra como resultado esperado um cuidado efetivo e terapêutico.
III. A uniformização do uso de sistemas de classificação garante qualidade assistencial diante do programa de assistência de enfermagem à pessoa idosa. Trata-se de uma ferramenta, que favorece a execução do cuidado perante as fases do processo, através dos fenômenos de enfermagem descrito, dos resultados esperados e do cuidado continuado e efetivo, contido no plano assistencial.
IV. Um grande desafio à enfermagem, em face da necessidade de planejamento dos cuidados de enfermagem com base em um referencial teórico, é identificar um modelo contextual, que coadune com a sua prática e a clientela a ser assistida. No processo de envelhecimento, é necessário ter foco no processo de mudança inerente à senectude.
Estão CORRETAS
I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.