A Aliança Mundial para a Segurança do Paciente desperta a consciência e o comprometimento político para melhorar a segurança na assistência à saúde e apoia os Estados Membros da Organização Mundial da Saúde (OMS/ANVISA) no desenvolvimento de políticas públicas e práticas para a segurança do paciente. Em relação à segurança do paciente, analise as afirmativas a seguir:
I Os únicos momentos essenciais identificados pela Organização Mundial da Saúde em que há necessidade de higiene das mãos durante os cuidados assistenciais são: antes de tocar o paciente e após o risco de exposição a sangue.
II O processo de identificação do paciente deve assegurar que o cuidado seja prestado à pessoa a qual se destina. Para a identificação, o paciente deverá receber uma pulseira no momento de admissão no serviço, na qual deverá constar, no mínimo, dois dados identificadores do paciente.
III Um dos itens a se verificar para a prescrição segura é que os medicamentos sejam prescritos sem abreviaturas e, caso a abreviatura seja indispensável em meio hospitalar, a instituição deve elaborar, formalizar e divulgar uma lista de abreviaturas padronizadas.
IV A lista de verificação de segurança cirúrgica divide a cirurgia em duas fases ou tempos: antes da incisão cirúrgica e antes do paciente sair do centro cirúrgico. Para a utilização da lista de verificação, duas pessoas deverão ser responsáveis por conduzir a checagem dos itens.
Estão corretas as afirmativas
II e III.
I e II.
I e IV.
III e IV.