Imagem de fundo

As aplicações externas de calor (termoterapia) e frio (crioterapia) são instrumentos im...

As aplicações externas de calor (termoterapia) e frio (crioterapia) são instrumentos importantes que auxiliam no tratamento de várias patologias ortopédicas e neurológicas. São recursos sintomáticos, que quando aplicados adequadamente, ajudam nas funções orgânicas e proporcionam conforto, podendo ser utilizadas através de água fria ou quente, vapor, compressas geladas e quentes, assim como, aplicações elétricas, raios infravermelhos, bolsas elétricas, duchas, etc.

Sobre a aplicação de calor e frio, é correto afirmar que:

A

cliente com diabetes e neuropática, queixando-se de dor no hálux direito, devido a unha encravada, é contraindicada a aplicação de calor, através da imersão do pé em água morna, para diminuir o processo inflamatório devido a perda de sensibilidade.

B

cliente que sofreu traumatismo, com distensão muscular, durante a prática esportiva, é correta à indicação do calor após o trauma para diminuir o edema e diminuir a reação inflamatória após o trauma.

C

cliente com artrite, inflamação em articulação, queixando-se de dor e rigidez articular, é correto a indicação do frio para diminuir a rigidez articular.

D

cliente que sofreu trauma apresenta pequeno sangramento, é incorreto aplicar frio para o controle do sangramento.

E

em regiões do corpo anestesiadas é correto aplicação do calor para a finalidade de reduzir a dor no pós-anestésico.