Imagem de fundo

Analise o caso clínico a seguir. Paciente, sexo feminino, 25 anos de idade, vítima de e...

Analise o caso clínico a seguir.

Paciente, sexo feminino, 25 anos de idade, vítima de espancamento pelo companheiro, foi encaminhada ao pronto atendimento por vizinhos. À admissão, apresentava-se inconsciente (abertura ocular ausente, resposta verbal ausente e movimento de decorticação como resposta motora), edema e hematoma na pálpebra direita, pupilas anisocóricas e reatividade à luz diminuída, ferimento corto-contuso em região frontal e ferimentos contusos em face, tórax, abdome e membros superiores. Sinais vitais: PA: 180 x 100 mmHg; FC: 55 bpm; FR: 8 vpm; Sat O2: 88%.

Sobre a avaliação inicial dessa paciente na sala de emergência, assinale a alternativa CORRETA.

A

A paciente apresenta um quadro de traumatismo cranioencefálico (TCE) grave por apresentar escore de 4 na escala de coma de Glasgow.

B

Edema, hematoma palpebral e anisocoria são sinais clássicos de aumento da pressão intracraniana com consequente redução da pressão de perfusão cerebral.

C

A elevação sustentada da pressão arterial e a bradicardia são sinais precoces de elevação da pressão intracraniana.

D

É conduta prioritária o manejo definitivo das vias aéreas com proteção da coluna cervical e adequação ventilatória para correção precoce da hipoxemia, que exacerba a lesão cerebral secundária e afeta a morbidade e mortalidade em paciente com TCE.