Questão de concurso
1
Q1350366
Enfermagem Feridas
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Prova: UFJF - HU UFJF - Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora - Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar - Área: Enfermagem

Reconhecemos que as feridas (lesões cutâneas) já passam a fazer parte do quadro epidemiológico de agravos que acometem os adultos brasileiros. Após a ocorrência de um ferimento, o organismo, exceto em casos raros, inicia-se o processo de cicatrização para a reparação tissular.

Com relação aos principais eventos de cada fase da cicatrização, podemos considerar que:

I- A cicatrização das feridas pode ocorrer por primeira intenção quando não há perda de tecidos e envolve a reepitelização; por segunda intenção quando há alguma perda dos tecidos e as bordas ficam separadas e envolve tecido de granulação; e por terceira intenção quando a ferida está aberta para permitir a resolução de edema, de infecção ou para remoção de algum exsudato.

II- Após um trauma, o corpo libera mediadores químicos e o sangue dos vasos danificados preenche a área, acelerando a fase de hemostasia. As fibras de colágeno dos vasos lesados ativam as plaquetas, a trombina se forma e um coágulo obstrui o fluxo sanguíneo. Fase rápida, eficaz em todas as feridas.

III- Fase inflamatória é um mecanismo de defesa, componente essencial do processo de cicatrização. A permeabilidade do vaso é aumentada, possibilitando o transporte de células e proteínas plasmáticas,o que permite a fagocitose a partir da ativação dos neutrófilos e liberação de monócitos que se transformam em macrófagos dando início ao processo de granulação e reepitelização.

IV- Fase de proliferação envolve a regeneração dos vasos sanguíneos, a epitelização e a formação de tecido de conjuntivo ou tecido de granulação, que é róseo, altamente vascularizado e resistente.

V- Na fase de maturação o tecido danificado se regenera. Ocorre a deposição, o agrupamento, a remodelação do colágeno e a regressão do endotélio. As fibras de colágeno se encurtam, a cicatriz diminui de tamanho ou se hipertrofia, formando quelóides e/ou contraturas.

Assinale a alternativa que indica as afirmativas CORRETAS:

A

Somente I.

B

Somente III.

C

Somente II e IV.

D

Somente II e V.

E

Somente I, III e V.