As grandes síndromes geriátricas foram assim denominadas por serem muito comuns na população idosa, podendo gerar sérias consequências e agravos à saúde do idoso. São condensadas em 7 grupos e a identificação precoce de tais patologias pode prevenir complicações graves que, não raro, conduzem ao óbito. Diante do exposto, relacione a coluna da esquerda com a da direita e marque a opção com a sequência CORRETA.
(I) Incapacidade cognitiva
(II) Instabilidade postural
(III) Imobilidade
(IV) Incontinência esfincteriana
(V) Iatrogenia
(VI) Incapacidade comunicativa
(VII) Insuficiência familiar
( ) Encontra um cenário perfeito para sua atuação na sociedade ocidental, marcada pelo hedonismo e individualismo, que supervalorizam a imagem do belo e jovem, deixando o idoso à margem do que é considerado bom.
( ) O elemento diagnóstico é o esquecimento das atividades da vida diária.
( ) São exemplos: malefícios causados pelo uso de medicamentos; polifarmácia; internação hospitalar etc.
( ) Perda do idoso de comunicar-se com o meio, relacionar-se, manifestar suas ideias etc.
( ) É uma das principais das principais ameaças à autonomia e à independência do idoso e pode ser considerada uma tendência a quedas.
( ) É a incapacidade de movimentar parte do corpo ou de locomover-se; é causa importante de comprometimento da qualidade de vida.
( ) É a perda involuntária de urina em quantidade ou frequência suficientes para causar um problema social e/ou higiênico.
I; V; VII; II; III; IV; VI.
VII; I; V; VI; III; II; IV.
VII; I; VI; V; III; II; IV.
VII; I; V; VI; II; III; IV.
I; VII; V; II; III; IV; VI.