Questão de concurso
1
Q1372115
Enfermagem Ginecopatias
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2016
Banca: Comissão permanente de Seleção da Universidade Federal do Piauí - COPESE UFPI
Prova: COPESE UFPI - UFPI - Universidade Federal do Piauí - Residência Multiprofissional em Saúde - Área: Enfermagem

O puerpério corresponde a um momento importante, quando a mulher passa por mudanças biológicas, subjetivas, sociais e familiares. Deste modo, os riscos para o aparecimento de sofrimento psíquico aumentam em face das preocupações, dos anseios e dos planejamentos realizados e sentidos pela puérpera. As formas de sofrimento mental podem ser mais brandas ou mais graves, dependendo de uma série de fatores, do contexto socioeconômico, do suporte familiar e da história de cada mulher. Sobre essa condição clínica no puerpério assinale a opção INCORRETA.

A

A tristeza puerperal (também chamada de baby blues ou maternety blues) é um transtorno psíquico de moderado a severo, com início insidioso que atinge de 50% a 80% das gestantes.

B

A depressão puerperal (também chamada de depressão pós-parto) afeta de 10% a 15% das gestantes e possui início insidioso na 2ª a 3ª semana do puerpério.

C

O transtorno psicótico puerperal é um distúrbio de humor psicótico, com apresentação de perturbações mentais graves que atinge entre 0,1% e 0,2% das gestantes

D

A tristeza puerperal inicia-se no 3º até o 4º dia do puerpério e atinge de 50% a 80% das gestantes.

E

O transtorno psicótico puerperal possui início abrupto nas duas ou três semanas após o parto.