Imagem de fundo

A Sondagem Vesical de Demora (SVD) é um procedimento invasivo, envolvendo riscos ao pac...

A Sondagem Vesical de Demora (SVD) é um procedimento invasivo, envolvendo riscos ao paciente, que está sujeito a infecções do trato urinário e/ou a trauma uretral ou vesical. Sobre SVD, leia as afirmações abaixo:

I. A SVD é risco de infecção para os pacientes submetidos ao procedimento; a colonização bacteriana ocorre na metade dos pacientes com sonda de demora por duas semanas e praticamente em todos os pacientes após seis semanas de sondagem.

II. Para o enfermeiro realizar a SVD, inicialmente, está indicada a lavagem simples das mãos e, em seguida, reunir todo material necessário para o procedimento. Atualmente a posição indicada para as mulheres é a ginecológica, e para os homens, o decúbito lateral esquerdo.

III. Na SVD, com sistema de drenagem fechado, é necessário: nunca elevar a bolsa coletora acima do nível vesical, limpeza completa duas vezes ao dia ao redor do meato uretral e seguir o protocolo do serviço para realizar a troca do sistema.

IV. A SVD requer cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica, conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas e, por essas razões, na enfermagem, a inserção do cateter vesical é privativa do enfermeiro, que deve imprimir rigor técnico-científico no procedimento.

Está CORRETO o que se afirma, apenas, em

A

II e III.

B

I e IV.

C

II, III e IV.

D

I, III e IV.

E

I e III.