A avaliação dos sinais vitais (SSVV) é parte essencial no processo do exame físico. Sobre ela, leia as afirmações abaixo:
I. O hipotálamo equilibra o calor produzido pela digestão do alimento, exercício e metabolismo aumentado com o calor perdido pela evaporação do suor e exposição ambiental. O metabolismo celular exige esse estado estável de temperatura para funcionar adequadamente. A temperatura corporal varia com o ciclo diurno, atividade física, idade, sexo e estado de saúde.
II. O pulso é uma sensação palpitante, que pode ser percebida entre a apófise do estiloide do rádio e o tendão dos flexores. Para avaliar pulso, observa-se a frequência, o ritmo, a amplitude e a tensão. O déficit de pulso provê uma avaliação indireta da capacidade de cada contração cardíaca de ejetar sangue suficiente para a circulação periférica. Os déficits de pulso são frequentemente associados a arritmias.
III. A taquipneia é a frequência rápida e persistente, >20mov/resp/min no adulto, podendo estar associada à febre, exercício físico, anemia ou ansiedade. A respiração de Cheyne-Stokes é caracterizada pelas variações das tensões de O2 e CO2 no sangue, associadas a uma anormal sensibilidade do centro bulbar que comanda a respiração.
IV. A elasticidade reduzida das paredes do vaso sanguíneo arterial pode fazer com que a diferença entre a pressão arterial sistólica (PAS) e a pressão arterial diastólica (PAD) aumente. Pacientes com hipovolemia, choque ou insuficiência cardíaca podem apresentar essa diferença de pressão. PA= 160x100 mmHg é caracterizada como hipertensão estágio 3.
Estão CORRETAS
apenas I, II e III.
I, II, III e IV.
apenas III e IV.
apenas I e IV.