Considerando as recomendações da coleta do exame citopatológico do colo do útero diante de situações especiais, assinale a alternativa CORRETA.
Em gestantes, aderentes ao programa de rastreamento do câncer de colo uterino, com últimos exames normais, podem ser acompanhadas, de forma segura, com a regular coleta endocervical, durante a gravidez.
Em mulheres no climatério e na pós-menopausa, quando o laudo do exame citopatológico mencionar dificuldade diagnóstica decorrente de atrofia, realizar estrogenização. No entanto, este tratamento está contraindicado nas mulheres com história de câncer de mama.
Mulheres imunossuprimidas, especificamente as HIV positivas com CD4 abaixo de 200 células/mm³, devem ter priorizada a correção dos níveis de CD4 e, enquanto isso, deve ter o rastreamento citológico a cada seis meses.
Em resultados com amostra insatisfatória para avaliação, a mulher deve ser orientada a repetir o exame em 6 meses, com correção, quando possível, do problema que motivou o resultado insatisfatório.
A presença de ectopia ou eversão no colo uterino de mulheres em fase reprodutiva é uma situação patológica que merece investigação, devendo demandar encaminhamento para avaliação por colposcopia.