A respeito da instituição da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), através de portaria específica do ano de 2011, assinale a alternativa INCORRETA.
Entre as diretrizes da RAPS estão a diversificação das estratégias de cuidado, o desenvolvimento de estratégias de redução de danos e o combate ao estigma e ao preconceito.
Fazem parte dos objetivos específicos da RAPS a promoção de cuidados especialmente para grupos mais vulneráveis e de formação permanente dos profissionais, bem como a prevenção do consumo e da dependência de drogas.
Unidade básica de saúde, centro de atenção psicossocial, ambulatórios de psiquiatria e de psicologia e enfermaria especializada em hospital geral são elencados como alguns dos pontos de atenção da RAPS.
A Unidade de Acolhimento é um serviço de atenção em regime residencial transitório, voltado às pessoas com problemas decorrentes do uso de drogas e que apresentam vulnerabilidade social.
O parâmetro populacional para instalação de um Centro de Atenção Psicossocial para atenção a usuários de álcool e outras drogas é de que o município ou a região tenha mais de setenta mil habitantes.