Imagem de fundo

O exame clínico neurológico procura identificar, basicamente, elementos que possibilite...

O exame clínico neurológico procura identificar, basicamente, elementos que possibilitem determinar o diagnóstico de enfermagem sindrômico, topográfico e etiológico. Para avaliação da força muscular, quando não se consegue perceber com clareza a presença de déficit em exames anteriores, utilizam-se as manobras deficitárias. A descrição adequada de uma manobra deficitária é

A

Barré: decúbito dorsal com pernas fletidas sobre as coxas. Observar espamos.

B

Reflexo patelar – percute-se o tensão do músculo quadríceps entre a rótula e a cabeça da tíbia com o cliente sentado. Realizar estimulação da patela para avaliação do reflexo da quarta vértebra lombar.

C

Mingazzini para membros inferiores: cliente em decúbito ventral com as pernas fletidas. Observar de oscilação e queda progressiva das pernas.

D

Mingazzini para membros superiores: braços estendidos e separados, dedos abertos, olhos fechados. Deve-se observar a queda das mãos e dos braços, bem como oscilações.

E

Reflexo aquileano: com o cliente sentado, eleva-se um pouco o pé para se manter em ângulo de mais ou menos noventa graus entre a perna e o pé, percute-se o tendão na inserção do calcâneo. Avalia-se a contração do músculo tríceps crural com a extensão do pé.